segunda-feira, 16 de abril de 2012


Pois é...eu falei ontem que em todos esses anos que fiquei sem postar nada aqui aconteceram muitas coisas na minha vida. Nada que a alterasse substancialmente , mas experiências que com certeza marcaram bastante e me ensinaram muitas coisas. Uma delas foi a direção da escola, que assumi com a cara e a coragem, sem ter muito noção de como faria tal coisa. Mas tinha um norte pelo qual me guiei ao longo de toda a gestão: fazer um trabalho sério, que fosse digno daquela comunidade, dos alunos da escola.
Pois bem...aí o que eu fiz? Procurei me rodear de pessoas que tivessem a mesma visão que eu sobre educação, me quebrei de montão com as questões financeiras, trabalhei como uma louca, a ponto de as pessoas me dizerem que eu não sorria mais, enfrentei gripe A, temporais que destelharam parcialmente a escola, oposição de um pequeno grupo de professores. Mas na contrapartida, consegui, junto com minha equipe e com toda a comunidade escolar, reintegrar a escola a uma gestão democrática de fato, em que os pais e os alunos têm voz e constituem instâncias de participação como o Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Conselho de Classe Participativo e inúmeras outras formas de participação.
Outro aspecto muito marcante foi a convivência com os alunos de inclusão que a escola passou a abrigar em número muito maior e com qualidade de atendimento também muito maior durante a gestão. Aprendi tanto com eles, aprendi principalmente que a felicidade é algo muito mais subjetivo do que eu pensava, mas também é muito mais possível do que eu pensava. E aprendi também que normal é um conceito que não existe.
Mas enfim...os três anos da gestão terminaram no final do ano passado e na festa de Natal no fim do ano passado senti um misto de alívio, alegria e um pouquinho...beeeem pouquinho gostinho de quero mais. Mas esse gostinho de quero mais eu coloco hoje na conta de contribuir com a equipe que agora continua o trabalho e o faz com muita competência e empenho.
Foi um desafio que, graças a Deus, consegui vencer...mais um.


Um comentário:

C. Cassal disse...

' Com certeza... Um trabalho magnifico, muito digno e de grande valia para toda a comunidade. Acompanhei mesmo que de longe essa transformação, muito bem vinda. Teu trabalho é lindo, te admiro muitãoo =) Quero cada vez mais e mais textos assim... Bjão!